A modernidade se apresentou como solução para todas as inquietações da humanidade. O iluminismo, que trouxe a “luz definitiva” para a compreensão do Homem, colocou-o no centro da História, sendo, portanto, capaz de resolver por si mesmo tudo o que fosse necessário para alcançar a felicidade durante sua existência. Com isso deslocou Deus (teocentrismo) do centro da vida da humanidade e, com o RACIONALISMO, tirou Deus de todo o pensamento já que ELE não pertencia ao RACIONAL. Com tudo isso, em resumo, excluiu o passado como se tudo fizesse sentido somente a partir daí.
Agora no momento em que a humanidade se encontra, certamente a terapia alternativa – saúde mental – faz uma reflexão sobre isso já que a saúde mental anda muito prejudicada. Alguns podem dizer que uma coisa não tem nada a ver com a outra quando menciono que o afastamento de Deus da vida das pessoas foi um erro e que os “iluminados” filósofos modernos confundem mais ainda a cabeça quando apresentam soluções baseadas tão somente na capacidade da ciência enquanto fenômeno racional. Tudo é a razão que responde.
O fato é que o brasileiro, em sua formação cultural, desde o descobrimento, tem base católica. Contudo, e certamente poucos percebem, que cultuam um deus imanente e não o DEUS transcendente. É que o modernismo foi induzindo no ser humano de que deus está dentro de cada um e de acordo com a construção individual de cada, ou seja, um deus “imaginado” , uma ilustração criativa de como deus deve ser ao gosto individual. Por isso que as pessoas se expressam com “tenho MEU deus”, ele esta dentro de mim. Além disso há a menção de que deus é tudo igual e que com isso todas as religiões são iguais e válidas.
Por trás de tudo isso, infelizmente, o modernismo fez com que a humanidade perdesse totalmente a ligação com o Verdadeiro Deus, quem é Jesus e tudo o que ELE fez e realizou a favor dos Homens, em especial a Paixão, Morte e Ressurreição. Estas realidades são externa ao se humano e não uma criação emocional que traz consolo.
Com isso, as pessoas estão enlouquecendo, perdendo a noção do que é a vida, buscando resposta para a felicidade nas coisas que se pode ter de modo que isso – consumismo – seja motivo da felicidade, e nas pessoas enquanto objetos de prazer.
Sem DEUS não há Felicidade. Com o deus errado não há salvação. O homem não pode salvar o Homem. A vida não acaba no cemitério.
A terapia alternativa – saúde mental – quando aplicada por profissionais competentes, que buscam melhores meios e ferramentas, além das respostas “modernas” da psicologia e outros ramos de “energia”, “cosmos”, “luzes”, “pedras”, enfim… é que poderá tirar a cliente da doença mental que afeta o corpo com as doenças físicas.