O conceito de Liberdade, ou a percepção moderna de liberdade é que ela permite que tudo seja possível e que nada deve se interpor contra ela, já que se houver algo que a impeça não é mais liberdade. Não há limites para a liberdade. E ela é movida pela vontade, ou seja, “ser livre para ser o que eu quiser”.
Passando para a saúde mental, com a terapia alternativa, durante o tratamento aparece uma questão crucial que se manifesta no conceito de limite. Com isso aflora, rapidamente, um antagonismo entre a liberdade e o limite. Aparece um trauma imediatamente, uma falta de base emocional para elaborar um sentido para a vida. Qual a minha identidade? Quem EU SOU?
O fato é que a IDENTIDADE é quem anda desaparecida, ou melhor, descaracterizada. De certo modo ela deixou de ser identificada com a alma (essência), aquilo que é o mais íntimo, para se tornar parte de uma construção abstrata dessa vontade de ser alguém totalmente diferente de quem efetivamente é. A crise do EU sem identidade está presente na depressão e ansiedade, afora outras doenças somáticas quanto a isso. “Se não sei quem sou, então posso ser o que eu quiser?.” Construir uma identidade que me represente. Construir uma imagem que seja aceita socialmente. (vejamos os procedimentos estéticos como exemplo)
É preciso sinalizar para o modo de viver do dia a dia, baseado nas informações das telas, onde a exposição da pessoa precisa ser exercitada para poder ser vista, aceita e, até mesmo, DESEJADA. A pessoa se transforma numa coisa, em um produto para ser comprado. Diante de sua vontade e com base na liberdade molda uma NOVA identidade (avatar, filtro, etc). Grande LOUCURA.
As doenças emocionais mentais estão todas aí para ilustrar esta crise de identidade. Mais, as pessoas não se dão conta que estão se iludindo com a possibilidade de que isso seja a indicação de alegria e felicidade desejadas. Ainda, a SOLIDÃO é a mais clara demonstração disso, pois o HORROR, AMARGURA e DESILUSÃO aparecem porque a pessoa, ao se ver e estar sozinha como seus pensamentos, NÃO CONSEGUE QUALQUER TIDO DE RESPOSTA.
NÃO HÁ FELICIDADE SEM IDENTIDADE
A terapia alternativa – saúde mental – é a MÃO AMIGA, acolhedora deste mal moderno, tendo toda a capacidade de AJUDAR a pessoa a encontrar sua IDENTIDADE e voltar a VIVER em plenitude.