A enxaqueca é uma dinâmica vascular que acomete a mulher de modo geral – homens em menor número. Como sempre nestas postagens o que se escreve é o olhar da terapia alternativa para a questão da saúde mental que envolve as DOENTES e suas doenças. Sempre o olhar é para a doente pois nela estão as raízes dos problemas emocionais.
Por isso é que rapidamente de diz que a enxaqueca é a carga de energia que sai do útero e vai para a cabeça, ou seja, “o utero vem pra cabeça”. Por trás disso há uma dinâmica muito sugestiva de histeria a ser investigada.
Não se trata do por quê tem ou não o ato sexual, mas simplesmente de compreender que a falta da descarga da energia sexual pelos órgãos sexuais cria uma carga de energia, uma tensão que sobe para a cabeça e estoura nela em dores intensas.
A terapia alternativa vai investigas as causas no campo da sexualidade nos seus aspectos dinâmicos e compreender como a cliente trabalha o conceito de culpa, uma barreira para que não flua o prazer natural. Este bloqueio pode ter um sentido de PUNIÇÃO. E se assim é, toda a pesquisa estará nas dinâmicas do sistema familiar na fase infantil.
É preciso compreender, também, a dinâmica da sexualidade. Ela faz parte do amadurecimento da pessoa, tanto no aspecto físico de maturação dos órgãos sexuais, como o amadurecimento como pessoa para cortar o vínculo infantil com os pais e seguir para a vida de adulta. Sim, é isso mesmo. A sexualidade é uma marca da passagem para o mundo ADULTO sadio.
Ao contrário disso, pode ocorrer por interferências das dinâmicas pessoais dos pais que essa filha (adulta na idade cronológica – e até casada) não TENHA SIDO AUTORIZADA a seguir para a vida, em especial para a vida sexual. Deste modo ela FICA PRESA emocionalmente na família de origem como uma criança imatura.
É por isso que o que a terapia alternativa chama de CULPA aparece, ou seja, a relação sexual é uma “capacidade” da pessoa adulta que, neste caso, não pode se dar de modo natural. A mulher se culpa por querer sair da família e não poder. Ela não pode ter relacionamento sexual.
Tudo isso é elaborado, compreendido e solucionado durante as sessões terapêuticas pois há a NECESSIDADE desta mulher assumir SER adulta. Afinal é adulta na idade, tem ou não a possibilidade de intimidade sexual dentro do casamento.
Aliás é dentro do casamento que a ENXAQUECA se torna um problema, exatamente porque a intimidade do casal é entre adultos maduros. A enxaqueca entra para afastar o casal, não porque não haja amor ou vontade, mas porque a mulher não é livre para o ato sexual com o marido. Ela está presa na infância e na familia de origem.
Por tudo isso que a enxaqueca é muito mais que uma intensa dor de cabeça.
A terapia alternativa tem os métodos adequados para a solução desta situação, é só confiar EM SI MESMA para superar os TRAUMAS por trás desta situação. CORAGEM.