Rinite e o que “não está me cheirando bem”.

A terapia alternativa, que é um ramo especializado da saúde mental, procura atender a pessoa em suas particularidades emocionais. Como é próprio da saúde mental o que interessa é mais a pessoa do que a doença em si mesma. São as raízes da doença que precisam ser encontradas para a solução.

Como a rinite envolve o NARIZ – as vias respiratórias como um todo – é aí que a terapia alternativa começa a perguntar sobre “como sente o cheiro das coisas que estão acontecendo contigo?” ou o “não está me cheirando bem”.

Para estas perguntas que são respondidas no HOJE da pessoa adoentada, as respostas estão, na realidade, guardadas na memória da infância dela. Quando bebê, está pessoa captava informações do mundo exterior por meio de seus sentidos, neste caso pelo nariz. Há que se mencionar também que CAPTAVA informções EMOCIONAIS vindas das pessoas ao seu redor, em especial os pais nas suas dinâmicas interpessoais. O fato é que PODIA parecer aos outros – fora da casa – que tudo estava em ordem, mas no fundo, no fundo “cheirava” mal. Isto o bebê sente e carrega para toda a vida.

Quando então a pessoa se depara com situações em que as coisas não estão cheirando bem ou estão esquisitas ela cria uma barreira para evitar tal situação. (É bom esclarecer que pode ocorrer com os outros sentidos igualmente, ou seja, ouvido, garganta, olho, ou seja, tudo o que faz comunicação com o mundo de fora).

Há que se prestar atenção para os sistemas emocionais, já que são estes os que interessam à saúde mental por meio da terapia alternativa. São barreiras no corpo físico para bloquear o mundo do emocional, neste caso não sentir o cheiro do problema que está na sua frente neste momento.