TOC: Ordens e desordens, dentro e fora, olhando a polaridade.

Todo transtorno causa uma obsessão onde os pensamentos ficam e ficam durante todo o tempo, fazendo que ocupem quase que todo o tempo da pessoa que passa por isso. Tudo gira ao redor do sentimento associado a ordem, no pensar e no agir, na polaridade ligada com a necessidade de colocar TUDO em ordem.

A terapia alternativa sempre irá ter o olhar para a pessoa adoecida, já que é um ramo da saúde mental. E é justamente na procura das raízes deste transtorno que estão as respostas para a solução do problema. É a saúde mental que precisa ser tratada para a melhora da pessoa.

Quando a pessoa tem a necessidade de ficar colocando tudo em ordem no espaço e tempo de fora, ou seja, arrumando coisas, está, na realidade, PRECISANDO arrumar as coisas DE DENTRO. É o seu interior que está desorganizado e não sabe ou não compreende isso.

Então ela procura COMPENSAR fora o que é de dentro.

Uma coisa que precisa ser lembrada é que muitas situações que a pessoa adulta enfrenta no seu dia a dia pode ser um trauma não resolvido na infância. É preciso investigar a qualidade de AFETO que recebeu dos pais – de modo geral – mas em especial o afeto que recebeu da mãe. Isto porque é com ela que o bebê desenvolve e elabora suas primeiras impressões do afeto. A maneira como o bebê interpreta o recebimento ou não de suas necessidades, geralmente expressas pelo choro.

Por isso é que, quando adulta, pode estar querendo COMPENSAR, ajustando as coisas de fora ao invés do que é de dentro. Faz tudo isso pois são as ATITUDES que deveria tomar e não toma.

É UMA FUGA.

A terapia alternativa vai procurar nas dinâmicas dos sistemas as causas que precisam ser vistas e que podem estar sendo escondidas com os medicamentos. Não é o remédio que vai resolver toda a necessidade de ARRUMAÇÃO. Há uma desordem no meio familiar.

A pessoa ADULTA hoje, quando criança ABSORVEU muitas das questões mal resolvidas da família, quer tenha sido entre os pais, entre eles e os demais irmãos. Enfim todas as dinâmicas mal resolvidas.

O fato é que ao final das contas ela é que FICOU NA DESORDEM.

O tratamento da saúde mental, trabalhado pela terapia alternativa é o meio adequado para compreender, elaborar e resolver o transtorno que acometeu a pessoa.