Sinusite: “há algo que não deveria estar aqui”.

A terapia alternativa, que trabalha com a saúde mental, sempre irá ao encontro da linguagem da doença que dará as dicas fundamentais e adequadas para trabalhar com o simbólico da doença pela analogia. Este tipo de terapia SEMPRE irá ter olhos para o doente e seus sistemas, desde os familiares – que são mais intimos – até os profissionais – que são externos. Sem deixar de mencionar que todos estão correlacionados de um jeito ou de outro pois pertencem ao indivíduo como um todo. Por tudo isso é que é preciso encontrar as raizes para cada indivíduo, embora a raiz principal seja a mesma, ou seja, procurar os traumas da infância e nos SEUS aprendizados sobre isso. Isto porque a cada informação que recebe da mãe ou do pai – para resumir bem – possam ser vindas para O BEM, a interpretação que faz DISSO é que vão ficar em suas memórias afetivas. E são essas memórias que serão acessadas quando – ADULTA – aparecer uma crise de sinusite.

Diante disso o quem vem a ser o significado quando se trata de sinusite, ou seja, o líquido que se forma e obstrui os seios da face, diante da dinâmica da alergia e infecção? Quando o aprofundamento emocional começa a ser investigado há que se verificar do que se trata o “algo que não deveria estar aqui”. O detalhe é que o líquido que se forma é comparado analogamente à vida. Água é vida.

O fato é que se precisa descobrir QUAL A FUNÇÃO da doença já que formou uma BARREIRA. Certamente que, como há um conflito envolvendo a vida e como ela está sendo impedida por algo externo, cria a barreira para impedir que SUA vida seja preservada. Ora, se tal situação não PODE ENTRAR, nada melhor que levantar uma barreira como mecanismo de defesa.

Afinal, o que é que vem do mundo externo que não pode entrar? É justamente aí que entra o perspicaz terapeuta que trabalha com a terapia alternativa com seus vários instrumentos de verificação das raízes de tal causa para encontrar, juntamente com a cliente, as respostas para a SAUDÁVEL solução do problema de SAÚDE MENTAL, antes mesmo do que a saúde corporal.

De tudo isso, e ao final, a pessoa somatiza para NÃO VER a dor emocional FORA. Aquilo que de fato a torna adoecida emocionalmente, culminando com a dor corporal.

Tudo isso só é possivel por meio da terapia alternativa, pois só ela SABE o caminho para tornar a pessoa uma ADULTA SAUDÁVEL.