Depressão: um modo de viver no passado por não conseguir viver a realidade do presente.

Sempre que a terapia alternativa é chamada para intervir nas doenças ela estará mais atenta ao doente que à doença em si mesma, pois no doente estão as causas e as soluções para o que está acontecendo. Olhar para a doença é somente avaliar as causas externas ao doente e não o que o incomoda de fato.

Antes de analisar a depressão, convém somente emendar rapidamente o assunto ansiedade, que podem ser descritas como as duas faces de uma moeda, pois ambas se relacionam com o PRESENTE, ou seja, o viver a realidade do dia a dia com as decisões e consequências que lhe são próprias, pois uma pessoa ADULTA deve estar preparada para isso.

A depressão por seu lado busca NO PASSADO uma acomodação para o viver do presente como que uma fuga para momentos menos complicados. A pessoa fica presa no passado e não consegue viver no presente. Mas não é so isso, há também um aprisionamento com algumas dinâmicas que fizeram mal à pessoa o que pode determinar um acúmulo de raiva no mundo emocional – inconsciente mesmo – e que não consegue colocar para fora.

O que mais chama a atenção para isso é que esta raiva acumulada, quase que sem exceção, se dirige a QUEM se ama muito e que, justamente por isso, não há como descarregar nela. Deste modo a pessoa engole a raiva, jogando (deixando) dentro dela, com o que a vai destruindo emocionalmente.

Essa é a base da depressão, a raiz que é investigada pela terapia alternativa durante as sessões porque, repita-se, a pessoa acometida pela doença não sabe COMO resolver a questão, nem mesmo SABE do que se trata. Ela continua a amar a pessoa – não havendo motivo para não fazê-lo – contudo ODEIA algumas dinâmicas específicas desta pessoa. Possivelmente você já se pegou dizendo isso, ou seja, NÃO SUPORTO ESSE JEITO DELA.

Pois é justamente este ÓDIO reprimido que vai “matando” a pessoa levando-a à depressão. Ao final esse ódio vai sendo direcionado para a própria pessoa e a vai destruindo emocionalmente, bem como fisicamente, gradativamente.

Ela se culpa e se destrói, se culpa e se destrói pouco a pouco como uma forma de punição.

A terapia alternativa está pronta para ajudar a saúde mental neste momento em que a depressão vem sendo a doença que mais se alastra na humanidade, sendo o Brasil um dos primeiros da lista.