A terapia alternativa é uma modalidade envolvida com a saúde mental e direcionada, especificamente, para observar o doente porque nele é que a doença se instala. O olhar não para a doença em específico. A doença pode ser UMA na sua denominação, mas pode afetar vários órgãos do corpo. E é aí que entra a terapia alternativa para responder o porquê desta diversidade.
O câncer é uma doença invasiva. A pessoa QUE TEM essa personalidade invasiva – sim, tem em si essa personalidade – é o tipo de pessoa que aceita tudo, sua existência parece que se “destinou” para o outro. Antes de tudo se considera uma “pessoa boa” e de fato se mostra boa, é a boazinha para todos. Sempre está vendo a necessidade do outro e se prontificando a resolver TUDO para o outro.
O ponto chave na vida desta pessoa é que MUITO POUCO se preocupa com as suas necessidades, abrindo mão de si mesma para atender prontamente a necessidade do outro.
Em resumo. a pessoa permite que o problema do outro a INVADA. É isso, PERMITIR a invasão dos problemas dos outros. Uma permissão por ser boazinha.
Olhando com os olhos da terapia alternativa, sabemos que o sistema imunológico identifica uma célula doentia e a destrói. Isso ocorre com a pessoa ADULTA e SADIA. No caso da pessoa com a personalidade invasiva, ao dar mais atenção – e valor – ao outro e não a si mesma, vai “permitindo” que o outro a INVADA com seus problemas e, assim, vai perdendo a capacidade de dizer NÃO e não bloqueando esta invasão. Por conta disso o sistema imunológico segue o mesmo, deixando que as células doentes invadam o corpo. sem combater.
Esta pessoa precisa encontrar a sua personalidade, até mesmo CRIAR uma personalidade, se valorizar ao ponto de estabelecer limites adequados para poder estabelecer com critérios, objetivos e emocionais, os SINS e os NÃOS.
O que é importante de tudo isso, em especial com relação ao NÃO, é que quando estes NÃOS são pronunciados e exercitados com autoridade, decisão e determinação como consequência de identidade ajustada, o SISTEMA IMUNOLÓGICO vai se ajustando e compreendendo que ele também pode, e deve, identificar as células que estão invadindo o corpo, conseguindo fazer uma boa defesa.
Contudo, isso tudo precisa ser trabalhado na terapia alternativa, com as capacidades profissionais que demandam as buscas das raízes do problema. E não basta PENSAR que é com a pessoa com quem se relaciona no seu HOJE que está a resposta para os nãos. Ela é somente o gatilho que desencadeou todo o processo da INVASÃO atual. Quanto à raíz, ela é mais profunda e por isso que precisa de um profissional para AJUDAR a resolver a situação ANTES que atinja um ponto sem volta.
Todas as recomentações dizem sobre PREVENÇÃO e todos correm para os clinicos e os exames, só que nestes exames não aparecem as causas emocionais, sendo justamente estas que precisam ser tratadas com URGÊNCIA.