Vitiligo: manchando a identidade.

Nunca é demais lembrar que a terapia alternativa tem sempre o seu olhar para o doente e não para a doença em si mesma. O vitiligo é uma das doenças nomeadas como autoinumes. Ela se caracteriza pelo aparecimento da despigmentação de alguma parte do corpo.

Toda doença de pele se relaciona a alguma dificuldade com a identidade. Com se trata de uma “mancha” na pele, traz consigo uma negatividade, uma marca que mostra que alguma coisa está errada, algo manchado na vida da pessoa.

Durante a sessão de terapia alternativa, um caminho que será seguido para o diagnóstico será o da investigação das raízes desta doença dentro do sistema familiar, com destaque para o período da infância. Dentre os assuntos a serem abordados haverá a pesquisa sobre o conceito de julgamento, culpa e punição para os detalhes de: primeiro o de “chamar a atenção” e segundo para o “não vai me aceitar deste jeito”.

Assim é que se segue com a procura de respostas para o QUEM não aceitou ou porquê não foi aceita. Ainda, há alguém no sistema que foi excluído e precisa ser ACEITO. Mais, a pessoa é um PROJETO dos pais, ou só de um deles, ou até mesmo não ser o filho(a) que se desejava ter. E finalmente, para ser o que precisa ser é preciso ser punida. É por tudo isso que a pessoa, ao não conseguiu compreender sua identidade, se MANCHA como punição.

Assim é que uma vez feito o julgamento e encontrada a culpa vem a punição por meio da mancha.

E como complemento a tudo isso é preciso ver a área afetada, pois a cada lugar do corpo há um significado. Sendo na área sexual, pode significar uma barreira, pois alguém cobrava a perfeição que não foi satisfeita.

Ao final de toda esta pesquisa, a terapia alternativa encontra uma resposta e consegue solucionar o problema porque é NECESSÁRIO que a doente ajuste sua personalidade ao que é por si mesma, sabendo como lidar com isso, convivendo como ADULTA com o mundo do lado de fora. Sabendo que este mundo lá fora é o mundo da mãe e do pai.

A pessoa doente precisa ser entendida e atendida em tudo o que a está perturbando emocionalmente eis que a saúde mental deve ser a primeira a ser contemplada.