O tema terapia alternativa vem gerando, cada vez mais, interesse nas suas variadas possibilidades de ajuda para as pessoas com problemas emocionais e doenças mentais. A doença, como a maioria entende, manifesta-se no corpo, ou mais precisamente, em determinado órgão que compõe o corpo humano. O que poucos sabem é o PORQUÊ a doença aparece na pessoa quando esta SABE que leva uma vida regrada. O fato de SABER que tem um vida ajustada, nem sempre condiz com a realidade suportada na vida do dia a dia, a começar, por exemplo, pela qualidade do sono e o tipo de trabalho que desenvolve, passando pela alimentação, tanto na qualidade, quanto na quantidade.
Outra situação desconhecida de muitos é que a doença é o FINAL de uma situação que começou muito antes por causas desconhecidas da pessoa que adoece. É importante saber, também, que a doença também serve de SINAL DE ALERTA de modo a que se tome providências para CURAR o corpo e ajustar a saúde.
Afinal, onde começa a doença? Muito antes de adoecer, aparecem as SITUAÇÕES que PROVOCAM um descontrole emocional na pessoa fazendo com que, a partir daí, vem o efeito cascata que termina com a doença. Para a terapia alternativa a pessoa com a doença é MAIS IMPORTANTE que a doença, pois é ela quem precisa ser tratada. Uma vez tratada a pessoa, a doença desaparece. Ao contrário disso, tratar somente a doença não é garantia de que ela não volte a ocorrer, muitas das vezes em grau maior.
Quando a pessoa procura a terapia alternativa, uma das ferramentas é o DESENHO SISTEMICO FAMILIAR, aplicado durante a sessão. Lendo esta matéria pode parecer um tanto estranho que um desenho tenha a CAPACIDADE de CURAR UMA PESSOAL, e é justamente com o desenho que se descobre as raízes da doença e a maneira adequada de superar a doença.
Quando a pessoa se expressa pelo desenho, e justamente para se expressar, vasculha a MEMÓRIA, forçando a mente, primeiro para compreender o que lhe é sugerido, e segundo para encontrar a melhor resposta PARA SI MESMO de modo a passar para o papel algo que tenha um significado ao visualizar o resultado. E é no desenho que estão os indícios de onde brotam as raízes dos problemas que levam à doença. Relembrando que NO HOJE DO ADULTO é onde acontecem os DISPAROS.
Outro detalhe é que muitos acontecimentos da vida da pessoa anterior aos três anos não estão na memória de modo a poder ser narrada. E sem parecer simplista, os acontecimentos que se deram no útero não são mesmo conhecidos. Ok? Contudo esses mesmos acontecimentos ficam gravados num determinado lugar do cérebro e são liberados com determinados gatilhos.
Todas essas situações aparecem no desenho – PODEM ACREDITAR – e por isso que servem para um diagnóstico sobre como encontrar a solução para o problema, sendo isso um dos elementos da terapia alternativa.