Alopecia é a doença que acarreta a perda dos cabelos. Por trás desta doença é necessário, sempre à luz da terapia alternativa, fazer uma análise do que há na pessoa doente e que a medicina tradicional não alcança.
Isto porque durante a sessão terapêutica a história da cliente é analisada para ver o que está ocorrendo que levou a perda dos cabelos.
Simbolicamente, para a mulher em especial, o cabelo representa liberdade, identidade com forte apelo para a autoestima. Isto faz com que haja uma forte ligação com a identidade do que é o feminino nesta mulher.
Por outro lado, e como fator desencadeante, pode ocorrer a junção de três fatores emocionais na mulher, quais sejam, olhar de julgamento, que leva a uma culpabilidade, desencadeando em punição. Esta punição, então, é o “arrancar” os cabelos, fazendo com que se perca a identidade.
A mulher fica aprisionada nesta dinâmica. Por isso que o tratamento visa identificar as raízes destes problemas no meio social ou familiar atual que possa ter desencadeado o processo, mas que tem suas raízes na família de origem.
Enfim, é possivel tratar esta situação com terapia alternativa pois a questão é muito mais do que somente a “perda de cabelos”.