Dentre poucas opções inseridas na pergunta “O que é mais importante?”, a maioria das pessoas escolhe SAÚDE como a mais, com a justificativa de que tendo saúde pode trabalhar, ganhar dinheiro, praticar esportes, ter relações sexuais satisfatórias, etc. Então TER SAÚDE é a principal condição para seguir com a vida.
Mas afinal, como determinar o que é saúde? Pergunta que também pode ser respondida pela terapia alternativa. E que não seja simplesmente colocar a doença como antagonista, ou seja, ter saúde é não estar doente. Embora, em parte, isso possa fazer sentido, saúde é muito mais do que não estar doente, já que doença também é mais do que somente ter o corpo debilitado por algum mal.
O fato é que, resumidamente, saúde é a percepção que a pessoa tem sobre seu corpo nos aspectos físicos e mentais, na medida que suporta a jornada da vida, em todos os seus aspectos, sem que precise procurar ajuda da medicina medicamentosa para o corpo e profissionais da saúde mental para as outras situações de debilidade emocional. Muitos destes profissionais praticam terapia alternativa na busca de soluções para estes problemas.
Contudo, está inserida na pergunta a menção de doença mental, com isso fazendo-se necessário examinar com carinho do que se trata isso. Há que se ter em conta que muitas doenças do corpo aparecem como consequência de doenças mentais por serem estas as raízes. E ainda assim muitas pessoas passam a vida com estas questões emocionais sem se incomodarem o tanto necessário para as deixarem doentes de fato.
Por isso que a doença mental ainda é pouco conhecida pois o comum é procurar curar a doença do corpo com remédios, sem a preocupação da causa que é de cunho emocional/mental. Então saúde e doença mental precisam ser observadas em conjunto. Por um lado, a medicina medicamentosa cuida do corpo olhando a doença, por outro lado, a terapia alternativa olha o doente para curar a doença. Um olha a doença, o outro olha o doente, o que são coisas bem diferentes.
E parte desta situação é resolvida pela psiquiatria que, por sua vez, também trabalha com medicamentos, os que acarreta mais confusão na compreensão das doenças mentais QUE NÃO SÃO TRABALHADAS COM ESTES REMÉDIOS
De todo a acima, ainda há certo desconhecimento sobre saúde mental, pois essa doença é RAIZ dos males que atacam o corpo e a terapia alternativa utiliza de métodos – com base científica certamente – que permitem soluções para elas.