Âncoras de Solo

Na constelação e no desenho, ambos utilizados para o diagnóstico do sistema familiar, procura-se, dentre outras coisas, verificar o significado do posicionamento dos elementos no campo de observação. Além disso, muitas questões emocionais estão relacionadas aos ancestrais, quanto aos fatos históricos propriamente ditos, as emoções e as consequências disso naquele indivíduo e que podem ser passados para as gerações futuras. Os elementos que representam os ancestrais, quando a constelação é realizada em grupo, podem ser substituídos por pessoas que participam de todo o trabalho. Contudo, durante a pandemia tornou-se difícil o agrupamento de pessoas. 

Por outro lado, na constelação individual, respeitando a intimidade da cliente, se tornou necessário a substituição das pessoas pelo que se denominou de âncoras de solo na nomenclatura da terapia alternativa. Estas âncoras, utilizadas no meu espaço terapêutico, são pequenos tapetes coloridos que são dispostos no chão pela cliente durante a terapia – vide ilustração. 

É necessário mencionar que as âncoras de solo já eram utilizadas em apoio a terapia alternativa por outros profissionais como forma de solucionar emaranhamentos familiares. Contudo, da maneira como as utilizo é pioneira, o que permite encontrar respostas mais eficazes em determinadas situações. É que durante o transcorrer da terapia podem aparecer situações que precisam ser trabalhadas com estas âncoras de solo pois estão relacionadas a problemas emocionais urgentes. 

É assim a utilização: Escolho a maneira como elaborar a dinâmica emocional anotando, sem que a cliente saiba de antemão, quem será representado por cada um dos tapetes. Após isso, a cliente escolhe os tapetes pelas cores e os espalha pelo chão conforme vai sentido que assim deva ser feito. Então é orientada a percorrer os tapetes narrando as sensações que percebe de cada um deles. Lembrando que todo o envolvimento emocional já foi trabalhado anteriormente, com o que percorrer os tapetes permite sentir o campo de observação da dinâmica. E acredite, as cores também tem relação com algo da personalidade do escolhido. (Em algumas dinâmicas a cliente sabe de quem se trata antes de escolher os tapetes).

Pois bem, ao percorrer a situação, se colocando no lugar das pessoas da família, elaborando a proposta terapêutica, há a verbalização do problema, o reconhecimento do porquê aquele parente assim viveu e, em nome dele e a favor dos descendentes a solução do nó emocional que aflige o hoje da cliente. Exemplo? Um ancestral seu passou fome durante parte da vida e a família passou necessidades profundas, com mortes por causa disso. Iremos investigar se sua obesidade pode estar relacionada com isso, ou seja, você está comendo para suprir a necessidade deles. 

Possa que não acredite, faz parte da consciência crítica de cada um, mas como parte da terapia alternativa deste espaço terapêutico posso garantir que muitas questões foram solucionadas pela âncora de solo.