Em seguimento ao assunto experiência da maternidade, a terapia alternativa sempre tem um ponto de vista especializado para contemplar este assunto. Pode parecer que a gravidez seja um período igual para todas as mulheres tendo em vista a maneira como acontece. Entretanto não é bem assim, aliás nem perto disso. O fato é que cada tipo de gravidez afeta, a seu modo, a experiência da maternidade.
Em destaque elenco uma série de possibilidades, quais sejam, afeta a relação com a profissão, com o parceiro, com o trabalho, com o corpo, com a forma do corpo, com a comida, a fome de amor, o desejo sexual, as emocionalmente as decisões.
Em especial, nesta matéria, destaco a diferença entre gestar um menino ou uma menina. É necessário ficar atenta aos detalhes que possam ocorrer quando se trata de menino, como aparecer o pensamento em se separar, começar a afetar a relação com o masculino, incluindo o próprio pai, pode ocorrer a potencialização da própria raiva, uma energia destrutiva, pode abandonar os projetos de trabalho e até mesmo os projetos com o parceiro.
O que mais deve chamar a atenção é para o fato de se tornarem “FELIZES DA VIDA” achando que estão convictas de que o que está ocorrendo é o melhor a ser feito e. mais à frente, nem vão perceber e nem fazer a ligação destas coisas com o fato de ser menino.
Uma outra questão a ser abordada e que é das mais importantes é que ao se tornar mãe cria-se a SIMBIOSE com o filho e essa torna-se tão forte e impactante que faz com que ela rompa a simbiose que havia com a sua mãe. E isso é salutar para a sua vida como mãe e mulher. E também é importante para estar capacitada a colocar limites nesta simbiose com a mãe até ao ponto de romper.
Contudo é preciso tomar cuidado porque isso só ocorre após estar grávida de modo a prestar atenção pois pode simplesmente transferir para o filho achando que com isso se libertou da mãe quando na verdade somene fez uma transferência.
De tudo isso sempre é importante que se ressalte que a terapia alternariva, como ramo da saúde mental, tem todas as condições para, a partir da pesquisa nas dinâmicas sistêmicas desta mulher, ajudá-la a compreender a complexa diferança entre o exercídio da maternidade e a experiência da maternidade.