O sono e as telas; a ilusão de pensar que elas nos trazem o sono.

É tão tentador pensar que é a tela que nos traz o sono. Doce ilusão.

Não é bem assim ou nem mais ou menos assim; nem perto disso. A Humanidade, muito embora esteja vivendo em um HOJE de um mundo cheio de luzes e possibilidades de atividades, tem seu corpo biológico com as mesmas particularidades imutáveis. Por isso a conversa de que ele se adapta é besteira. Bem, ele até pode se adptar, contudo em determinado momento virá cobrar o preço desta adaptação. Isso é tão certo quanto a morte. E para quem tem suas dúvidas, aguarde o corpo adoecer e verá a relação com o assunto aqui tratado.

A terapia alternativa, como ramo do interesse da saúde mental, busca fazer com que as pessoas tenham uma compreensão diferenciada dos assuntos abordados, não só pela ciência, medicina e a propaganda, sendo está ultima a mais enganadora possível quando o assunto é o malefício que as telas estão causando para o qualidade do sono das pessoas, em especial para as crianças. E por agora só abordaremos o assunto sono, pois há muito mais. Entretanto, quem fabrica e vende telas nunca irá “deixar escapar” que seu produto tem lá suas complicações e até porque o produto, por si mesmo, oferece boas coisas na sua utilização. Por outro lado, fabricar e vender é uma outra, AGORA O USO no seu como, quando, porquê e pra quê fica por conta do usuário.

Enfim, matéria que segue no que agora interessa. Deste modo é que dito de outro modo, acredita-se que a tela nos adormece pacientemente, quando na verdade ela apenas atrasa indevidamente nossa imersão no sono. É fato científico que o corpo humano precisa de um sono de qualidade para restaurar seu funcionamento. É fato também que o cérebro não descansa com o sono, ele precisa que OUTRAS atividades cessem para poder fazer os reparos necessários para o dia seguinte. Como exemplo: uma loja que atende muitos clientes durante o dia, permite somente que os funcionários deêm um jeito na bagunça, mas quando ela fecha é que realmente as coisas vão para os devidos lugares para o dia seguinte. A tílulo de ilustração é assim que acontece com o corpo que cai no sono para que o cérebro ARRUME tudo para o outro dia.

Em outro momento falaremos do vício da dependência das telas.

Então, uma vez mais, a tela não traz o sono e sim, infelizmente, na realidade, é o inverso que acontece: as atividades digitais noturnas não suscitam o adormecimento, elas só adiam até que a sensação de cansaço se torne imperiosa demais para ser ignorada. E a partir daí a contagem das horas de sono e a qualidade deste sono interfere na VIDA da pessoa.

O bom uso das telas durante o tempo anterior ao sono interfere no próprio sono. Deste modo a recomendação é que a tela não vá para o quarto – até mesmo que não tenha tela alguma (TV) – para que o sono seja preservado.

Por conta destes detalhes é que a terapia alternativa, como parte da saúde mental, possui todos os meios de ajudar a pessoa a compreender como melhorar sua saúde física e mental. Muitas maravilhas são as que podem estar a seu dispor fazendo terapia alternativa para uma vida cheia de saúde mental.