Insônia; a polaridade do sistema nervoso e a segurança para dormir bem.

Aqui e agora não é o caso de fazer um aprofundado quadro clínico sobre a insonia. Contudo, basta informar que está ligada ao sistema nervoso que se compõem dos nervos simpáticos e parasimpáticos. Aqueles estão ligados as capacidades de levar ao relaxamento e prazer. Estes na capacidade de luta, fuga e trabalho. O fato é que durante todo o tempo há momentos para a ação de um e outros momentos para a ação do outro, consistindo esta polaridade na normalidade.

Em resumo, para o caso da INSÔNIA, chega a noite e há a dificuldade de relaxar.

A partir deste resumo, somando ao que mais acima está descrito, entra a terapia alternativa como parte da saúde mental. É por meio das práticas terapêuticas que a compreensão deste problema pode ser resolvido.

O que leva um pessoa a relaxar ao ponto de dormir bem? Isso tem a ver com segurança. Isto está ligado ao mundo infantil. Segurança tem a ver com descanço POIS SEI QUE A FAMÍLIA ESTÁ EM ORDEM. Tudo vai bem dentro da casa. “ESTOU SEGURA”.

Como a cliente procura uma solução para a insônia é preciso verificar as dinâmicas estabelecida com os pais, sendo nos primeiros meses de vida com a mãe em especial. Pode ocorrer a dinâmica do MEDO de que a mãe não vai estar presente quando precisar – também sendo estudado como desapego aprendido – Da mesma forma quanto ao pai, ou seja, ele não vai estar aqui quando for preciso.

E ainda mais, a DISCUSSÃO entre os pais pode gerar o MEDO de problemas. Oras, no mundo do adulto varias decisões estão relacionadas a resolver problemas. Adultos resolvem problemas, crianças não.

Mediante estas dinâmicas, quando chega a noite, no momento em que precisa relaxar e dormir, ENTRA EM ESTADO DE ALERTA, pois alguma coisa PODE acontecer. (um ladrão? Uma coisa horrível?) Tendo em vista que essa SENSAÇÃO foi lá do passado, de modo constante, é mais difícl relaxar e soltar.

O fato é que precisa ter a CONFIANÇA de que a casa está em ordem, o mundo DE fora está em ordem. Contudo quando tem insônia, fica RESOLVENDO conflitos somente a nível cerebral, sumindo a capacidade de relaxar porque tudo está em paz.

Outra raíz a ser investigada relacionada ao sono é a dinâmica intrauterina, alí onde estava segura e relaxada, entregue à proteção da mãe. Há que se investigar a qualidade desta gestação, ou seja, o quão tranquila transcorreu. Se assim não foi. o sono não vem.

E nisso que trabalha a terapia alternativa com a recuperação da saúde mental. Enquanto as pessoas procuram nos medicamentos uma resposta química, a terapia apresenta uma solução definitiva para o problema.