Quando o assunto é cabelo, tudo o que se refere a ele tem um significado ampliado no universo feminino. Desde os mais extremos cuidados até o significado que ele tem para cada mulher. Como ele se destaca no alto da cabeça é como que a cobertura da mulher e que destaca sua IDENTIDADE.
Não há como não destacar que o cabelo revela muito – muito mesmo – da identidade da mulher. As pessoas conseguem dizer o que pode estar acontecendo com uma mulher somente olhando o “estado” do cabelo.
Outra característica observada quando ao cabelo da mulher é o quanto simboliza a LIBERDADE.
Colocando sob a análise da terapia alternativa estas características o que interessa é o significado da perda dos cabelos no que se definiu como doença com o nome de alopésia. Grosso modo é a perda da liberdade e perda da identidade.
Durante a sessão de terapia alternativa e diante de tal situação é de se indagar da mulher os sistemas familiares da família de origem pois foi ali que ocorreram fatos marcantes na vida dela enquanto criança e é ali mesmo que se encontram as respostas para a doença.
A queda dos cabelos de modo natural, ou seja, quando eles simplesmente caem, carregam a mensagem de que a VONTADE da mulher é mesmo o de ARRANCAR os cabelos como que uma PUNIÇÃO. Mas punição de que? A punição é o resultado final de um julgamento onde se estabeleceu a culpa. Uma vez culpada a punição é perder os cabelos.
A terapia alternativa pesquisa junto à cliente os momentos de PERDA na sua dinâmica com a família de origem. Situações em que este sentimento ficou aprisionado. Contudo, um evento no tempo presente libertou este sentimento fazendo com que NO HOJE desta mulher ela exercesse a punição pelo evento passado, arrancando os cabelos.
Por tudo isso, parte do tratamento pode ser com medicamentos, não há como negar. Contudo, PARTE IMPORTANTE do tratamento se faz com terapia alternartiva, procurando as raízes do problema de modo a resolver o TRAUMA e, assim, dar o suporte necessário ao tratamento proposto pela medicina medicamentosa.