A TERAPIA ALTERNATIVA apresenta uma variedade de técnicas para encontrar soluções aos muitos problemas apresentados pelas pessoas na sua denominação SAÚDE MENTAL. Antes de tudo, porém, é preciso que que se entenda que SAÚDE MENTAL não é a descrição para doenças do cérebro, dificuldades de cognição ou relacionadas aos neurônios em especial.
TODAS as doenças começam por motivos emocionais, MENTAIS como se pode descrever pois alguma coisa abalou o emocional de modo a que, a partir daí, o corpo começa a emitir sinais de que está acontecendo algo que precisa de atenção, cuidado e solução. Quando o corpo adoece já fazia algum tempo que a pessoa estava passando por um problema emocional ao qual não foi dada a atenção necessária. A doença é um sinal. O fato é que só a partir desse momento a pessoa toma providências, pois a doença pode trazer junto a si DORES FÍSICAS, e como isso incomoda, busca-se os médicos e os medicamentos.
Para a terapia alternativa tais SOLUÇÕES resolvem o problema de imediato, contudo não resolvem as causas da doença, porque a atenção é dada para o doente e não a doença, embora essa seja uma referência para o começo do tratamento terapêutico. É que o órgão afetado é indicativo da sua relação emocional com o que EFETIVAMENTE precisa ser tratado para a solução final, e não só da doença, como das CAUSAS EMOCIONAIS dela.
Para a terapia alternativa, a pessoa humana, considerada assim desde a sua concepção, traz uma carga de informação de sua ancestralidade, não só na ordem genética, como emocional. Por outro lado, desde o período de gestação, o bebê vai construindo, a partir das emoções que sente, o seu corpo e o seu universo mental – sem saber o que efetivamente está acontendo com a sua mãe DO LADO DE FORA.
Parte da sessão da terapia, por exemplo, é trabalhada buscando informações sobre a gestação. E ainda que não se tenha, com precisão, estas informações, pela análise corporal é possível encontrar respostas. Já quando nascida a criança, todo o cuidado que recebe (ou não) uma vez mais vai fazendo parte da construção de seu EMOCIONAL.
Enfim, até os seis anos, tempo DENOMINADO DE TEMPO DE FORMAÇÃO, é o período em que tudo o que aconteceu com a criança formou sua estrutura emocional e é neste pequeno UNIVERSO que trabalha a terapia alternartiva.