Rinite e rinossinusite; além da alergia.

Primeiro é interessante ter uma noção destas duas doenças, contudo desde já deixar em alerta uma palavra que foi colocada entre aspas – “gatilho” – e será analisada mais adiante, justamente no olhar da terapia alternativa.

Deste modo temos que a rinite alérgica se manifesta quando a pessoa entra em contato com determinados “gatilhos”, como: pelos de animais, descamação de pele, mofo, pólen, perfume, fungos, alguns alimentos, medicamentos, bactérias, vírus, mudanças bruscas de temperatura, contato com ácaros (animais microscópicos que se alimentam de fungos e … Por outro lado temos que a Rinossinusite é muitas vezes confundida com a Sinusite, essa acontece quando o paciente apresenta um quadro clínico de Rinite e Sinusite ao mesmo tempo, ou seja, quando há uma inflamação na mucosa que reveste a cavidade nasal e os seios paranasais (seios da face). O fato é que a região do nariz é afetada porque o nariz funciona como um filtro do sistema respiratório. Ao entrar em contato com partículas, substâncias tóxicas e irritantes que podem prejudicar o funcionamento dos pulmões, ocorre uma reação para tentar impedir que sua entrada no organismo. A reação provoca os sintomas que caracterizam a rinite: nariz entupido, coriza (nariz escorrendo), espirros, coceira e diminuição da capacidade de sentir cheiro.

Após essa breve noção clínica, entra a terapia alternativa para analisar o “gatilho” emocional que pode gerar essas doenças, lembrando alguns detalhes que são interessantes para formar todo o quadro. Assim, sabemos que o nariz faz parte do sistema respiratório e que o AR é sinônimo de VIDA. Então poder respirar bem é poder viver bem a vida. Diante disso, quando os GATILHOS aparecem, eles vêm para sinalizar que algo esta acontecendo para dificultar que a vida siga normalmente.

Deste modo, quando há a sinalização de sinusite é de se perguntar quem é a pessoa PRÓXIMA que possa ter deixado a pessoa irritada? Quais as realizações sociais que trazem a sensação de incapacidade? Enfim, afora o incômodo físico, a SENSAÇÃO EMOCIONAL faz com que a pessoa se sinta incomodada com o que está a seu redor.

Em acréscimo, sabendo que a reação no nariz, porta de entrada da respiraçao, é para proteger o pulmão, outro órgão importante para a VIDA, aparece o sinal de que pode estar ocorrendo, principalmente, grande dificuldade de se expressar a respeito dos sentimentos, ou seja, dificuldade de externar sentimentos ou de se expressar, ocasionaldo uma profunda tristeza.

Além de tudo isso, a terapia alternativa procura trabalhar com o doente nas suas emoções que podem estar ligadas com a sua infância, cujos GATILHOS apareceram na idade adulta. Este quadro pode, também, vir desde a infância. Lembrando que a respiração é VIDA e que a VIDA brotou dentro do ventre da mãe, há que se identificar o relacionamento do bebê com sua mãe, pois ao receber a VIDA deve RESPIRAR livremente sem que haja desconforto para isso.

A terapia alternativa trabalha com muitas variáveis para encontrar soluções para as doenças fisicas e emocionais, sendo certo que só medicamentos não podem trazer as soluções definitivas.