Em um primeiro momento se for perguntado a uma pessoa onde ela está nesse momento a resposta será “estou aqui”, ou seja, no local onde a resposta está sendo dada. Contudo, o que se refere a estado de presença é efetivamente estar presente, corpo e mente presentes no mesmo local. Explico, as pessoas, de modo geral, estão com as mentes tão LIGADAS nas informações que recebem, pensando em algo no passado ou pensando algo no futuro que não se dão conta do PRESENTE que estão vivendo, especialmente para fugir da realidade que a incomoda ou até deixar PRA DEPOIS o que é preciso ser feito. O mais específico destes pensamentos é a PREOCUPAÇÃO que leva a pessoa a se preocupar com as coisas do passado que poderiam ser diferentes ou as do futuro para que aconteçam como desejado.
O fato é que a PREOCUPAÇÃO como o ato de se preocupar tomou conta das pessoas, como se isso pudesse fazer diferença de alguma forma para mudar o que aconteceu ou que quando for acontecer seja decorrente da preocupação. A preocupação, também, utiliza o tempo presente, PARALIZANDO a pessoa do que esteja fazendo, em especial EVITANDO que começe a atividade proposta. Ela serve como JUSTIFICATIVA para o não fazer AGORA, pois ao final das contas “ORAS, ESTOU PREOCUPADA COM…”. Então responda; você acha mesmo que a sua preocupação pode mudar alguma coisa que já passou ou que sua preocupação fará com que as coisas aconteçam diferente SOMENTE pelo fato de estar preocupada com isso?
Afora isso, está acontecendo muito hoje em dia, denças emocionais relacionadas a depressão e ansiedade, com o que, da mesma forma, a cliente não consegue ESTAR PRESENTE na sessão de terapia alternativa.
Por tudo isso, alcançar o estado de presença em uma sesssão terapeutica é muito importante para que o resultado possa ser o melhor para a cliente.
Enfim, nas sessões de terapia é condição indispensável que a cliente consiga estar no ESTADO DE PRESENÇA.